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MARCA:  TOKINA  | 
MODELO:  Lente Tokina 75-300mm f/4.5-5.6 p/ Pentax
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A Lente Tokina AF 75-300mm f/4.5-5.6 é típica das lentes zoom da década de 1990 de empresas terceirizadas - excelente relação custo-benefício, mas não a melhor disponível. Esta revisão é baseada na "versão 1" original, não no ca. Versão redesenhada de 2001 "AF II". A construção é excelente e parece muito sólida, toda em metal, embora seja uma lente de baixo custo. As tolerâncias não estão de acordo com os padrões profissionais, mas devem fornecer um serviço funcional por muitos e muitos anos.
As qualidades ópticas parecem ser uma bela cor neutra com contraste muito bom na ausência de reflexos. Sem capuz, o reflexo pode reduzir um pouco o contraste e o capuz deve ser colocado sempre ao ar livre. A nitidez é muito consistente, típica de lentes full-frame em câmeras crop (K200D no meu caso). Os cantos são totalmente abertos. Mas reduzido a f/8, os cantos tornam-se aceitáveis a muito bons, dependendo do ângulo da profundidade de campo e do foco. A nitidez central varia de muito boa a excelente em qualquer configuração. Bokeh é excelente, suave e agradável (9 lâminas!). Não tão boas (“cremosas”) quanto as lentes melhores, mas excelentes e não tão perturbadoras como algumas outras lentes desta época.
O manuseio às vezes é um pouco estranho. O zoom é muito fácil de usar, dominado por um enorme colar emborrachado que ocupa metade do comprimento da lente. E, por ser um design de dois toques, você não precisa se preocupar em estragar o foco se quiser ajustar a composição com o colar de zoom.
Mas ele precisa terrivelmente de um bloqueio de zoom! O zoom se estende imediatamente para baixo com um “clunk”. E é preciso segurar o colar de zoom com os dedos da mão esquerda enquanto ajusta a composição. Mas equilibra bem – mesmo sendo pesado, cerca de 760 gramas.
O elemento frontal giratório é difícil para o uso do filtro e deve ser usado com paciência. Às vezes isso não é possível e você pode querer abandonar o uso de um filtro e adicionar o efeito mais tarde no pós-processamento, se puder. No entanto, como não é um foco interno, o zoom pode focar automaticamente na extremidade ampla e o zoom permanecerá muito próximo do foco. Um toque extra no AF significa que mesmo sendo um AF lento e caçando com pouca luz ou baixo contraste, pode-se usar esta técnica para superar essa lentidão.
Pode ser um monstro com franjas roxas. Você deve ter cuidado com cenas de alto contraste ou estar confiante em sua capacidade de se livrar delas no pós-processamento! No geral, uma lente fina de baixo custo. Quando era novo, o preço de tabela era superior ao de alguns outros em sua classe de desempenho. Talvez seja por isso que existem poucos deles por aí, não tão populares quanto os Sigmas e Tamrons mais baratos. Gosto muito de usá-lo e penso nele como um performer muito consistente, sempre sei como ele vai se comportar. Minha classificação de “7” é baseada mais em uma escala absoluta, portanto é uma nota muito alta, considerando que não foi projetado para digital – um “7” muito sólido, de fato.
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